Hidrojateamento aplicado na remoção de tintas e produtos de corrosão

O hidrojateamento apresenta uma excelente eficiência na retirada de materiais soltos, tintas e produtos de corrosão. O método é adequado para superfícies já pintadas e onde já existe o perfil de rugosidade. O hidrojateamento consiste na aplicação de água limpa a altíssima pressão utilizando equipamento pneumático hidráulico móvel com bomba de alta pressão, acionada por motor elétrico ou diesel. O tipo de pressão utilizado dependerá do tipo de remoção que se deseja.

é possível definir o hidrojateamento à ultra-alta pressão como o processo que utiliza jato de água para limpeza e preparo de superfície metálica, podendo ser de baixa, alta e ultra-alta pressões. Os graus de intemperismo de superfícies de aço laminadas a quente devem ser avaliados e classificados antes da preparação da superfície, conforme padrões da ISO 8501-1.

O processo de hidrojateamento não desgasta a superfície, retirando apenas tinta, borracha, plástico, ferrugem ou outro material que não faça parte da estrutura. O grau de pureza da superfície preparada com hidrojateamento é 85% maior, se comparado à preparação com jateamento abrasivo. O único resíduo resultante deste processo é o óxido de ferro que, em seu estado inicial, é inerte.

Hidrodemolição

O hidrojateamento também pode ser aplicado no processo de hidrodemolição, que consiste na remoção controlável, com Ultra Alta Pressão, de materiais (normalmente concreto) nas mais diversas durezas. Ele deixa a estrutura metálica interior já limpa de corrosão e decapada (hidrodecapagem resultante da alta pressão), assim como a superfície de concreto já lavada e pronto a agregar ou colar uma nova camada do material. O hidrojateamento aplicado a hidrodemolição pode ser utilizado em edifícios, pontes, estradas e em outras estruturas feitas de concreto, como calçadas e bueiros.

No método de hidrodemolição, o hidrojato é dirigido contra a superfície de concreto onde penetra os vazios e microfissuras. Quando a pressão da água no interior dos espaços vazios supera a pressão do concreto, ocorre uma pequena explosão que rompe o mesmo. O concreto é removido até uma determinada profundidade, respeitando, no entanto, as armações ou qualquer estrutura metálica integrada no interior. Sua aplicação permite a restauração e o retoque de projetos onde é necessário remover o material danificado, deixando uma estrutura intacta.

Onde encontrar

No Rio Grande do Sul, há muitas opções de empresas que oferecem este tipo de serviço com qualidade e com pontualidade. É o caso da Desentupidora Porto Alegre, uma empresa de hidrojateamento que trabalha 24 horas por dia realizando serviços com hidrojato pela cidade inteira. São mais de 15 anos no mercado oferecendo diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos.

Hidrojateamento aplicado na remoção de tintas e produtos de corrosão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo