Limpeza de caixa d’água em dia garante qualidade da água consumida

Reservatórios de água desempenham papel importante nos períodos de interrupção do abastecimento. Por isso é importante cuidar da sua manutenção e higienização. Uma das coisas que todo mundo tem dúvida é se a limpeza pode ser feita de forma caseira ou através da contratação de um profissional. Ou seja, não é nada fácil tomar esta decisão. Para te ajudar, listamos algumas vantagens de contratar um serviço de limpeza de caixa d’água Porto Alegre.

O ideal é que as caixas d’água sejam higienizadas a cada seis meses. No caso dos condomínios, a manutenção, higienização, desinfecção e limpeza de caixa d´água e reservatórios deve, obrigatoriamente, ser realizado por empresa especializada e registrada na Fepam e pelas coordenadorias municipais de vigilância sanitária. Estas poderão exigir da empresa contratada para o serviço de limpeza de reservatórios coletivos de água potável a emissão de Laudo de Inspeção, devidamente assinado entre as partes – contratante e contratado, além do certificado de limpeza e desinfecção bacteriológica assinado pelo responsável técnico da empresa.

No caso das residências, a limpeza de caixa d’água pode ser feita pelo próprio morador, apesar de não ser o recomendável. Muitas pessoas tentam fazer o serviço por conta própria e acabam cometendo vários erros, como utilizar escovas e vassouras. Para se ter certeza que a limpeza de reservatórios de água será realizada corretamente, o melhor é contratar profissionais qualificados e habilitados para a tarefa.

Como fazer a limpeza de caixa d’água

Para quem prefere se arriscar e fazer a limpeza de caixa d’água por conta própria, preparamos um tutorial do procedimento.

1. Feche o registro, impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia.
2. Esvazie a caixa d’água, utilizando completamente a água armazenada.
3. Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano. Limpe as paredes e o fundo da caixa.
4. Use somente panos e escova macia para a limpeza.
5. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
6. Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando baldes e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
7. Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Espere 2 horas, feche a entrada de água e esvazie a caixa. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos.
8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9. Anote do lado de fora da caixa, a data da limpeza
10. Finalmente abra a entrada de água. Esta água já pode ser usada.

Chame quem sabe

A Desentupidora Porto Alegre dispõe de equipe treinada e altamente qualificada para a execução de todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixas e reservatórios d’água. A empresa também oferece o serviço de impermeabilização e de controle de pragas da tampa. Nosso atendimento é 24 horas e orçamento é realizado mediante a visita de um técnico e sem nenhum custo. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita.

Limpeza de caixa d’água em dia garante qualidade da água consumida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo