Plano de gestão de resíduos engloba diferentes etapas e processos

A gestão de resíduos inclui diferentes etapas. Os efluentes domésticos e industriais, por exemplo, podem causar um sério desequilíbrio no ecossistema quando lançados sem tratamento em rios, lagos e córregos. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortandade de peixes. Daí a importância em adotar um plano de gestão de resíduos.

Uma etapa importante do processo de gestão de resíduos é a coleta e o transporte desses efluentes. Penúltima etapa no processo de gestão de resíduos, ele é responsável pelo encaminhamento dos efluentes coletados até a estação de tratamento. O serviço inclui a coleta de quaisquer efluentes líquidos e pastosos através de uma bomba de alto vácuo para sucção e um tanque convencional de aço carbono para armazenamento, fazendo com que essa remoção ocorra sem qualquer derramamento.

O transporte de resíduos deve ser realizado por veículos específicos, atendendo às normas impostas pelos órgãos competentes. Os cuidados devem ser redobrados já que esses materiais podem conter altas concentrações de poluentes como óleo, graxa, metais pesados, compostos orgânicos voláteis e até amônia. É importante evitar que os resíduos distintos sejam misturados durante a coleta para que não ocorram alterações no processo de tratamento.

Legislação vigente

A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis como a Fepam e o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, dentre outros órgãos oficiais, determina normas a serem cumpridas para a correta destinação dos resíduos e penalidades para as empresas que realizarem o descarte inadequado dos mesmos. Todo gerador deve criar condições para uma correta triagem dos resíduos na origem a fim de lhes poder dar o destino mais adequado. Ele deverá ser classificado adequadamente utilizando a classificação constante na ABNT – NBR 10.004, já que compete ao gerador proceder à classificação dos resíduos que produz.

Conheça nossa empresa

O plano de gestão de resíduos deve ser feito por empresas autorizadas e licenciadas pelos órgãos ambientais. É o caso da Desentupidora Porto Alegre, que conta com veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para o transporte de resíduos.

A Desentupidora Porto Alegre executa trabalhos de remoção de resíduos, descontaminação e limpeza de tanque aéreos e subterrâneos utilizando equipamentos especiais e profissionais altamente habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras. Apresentamos todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão.

Ligue agora e solicite seu orçamento.

Plano de gestão de resíduos engloba diferentes etapas e processos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo