Empresas de auto fossa terão veículos monitorados por GPS

Proprietários de empresas auto fossa que operarem no estado de Santa Catarina terão que instalar dispositivos de geoposicionamento (GPS). A lei entrou em vigor no início do ano e estabelece que prestadoras de serviços de limpeza de sistemas individuais de tratamento de esgoto doméstico/sanitário, as chamadas auto fossa, mesmo que registrados em outro estado, deverão contar com dispositivo de GPS que possa identificar a hora e o local onde foi feito o despejo dos dejetos recolhidos.

Os proprietários dos caminhões limpa fossa deverão ainda encaminhar, periodicamente, relatórios de suas atividades às autoridades competentes dos municípios onde atuam, sob pena de receberem multas ou até mesmo cassação, por cinco anos, da permissão para a prestação do serviço. A iniciativa tem por objetivo possibilitar que os órgãos de controle do meio ambiente possam identificar o local onde é feito o despejo dos dejetos recolhidos.

Crime ambiental

Os efluentes domésticos e industriais coletados por uma auto fossa podem causar um sério impacto ao meio ambiente, como poluição de corpos hídricos, contaminação de lençol freático e danos à saúde. O esgoto doméstico, por exemplo, consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortandade de peixes.

A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), determina normas a serem cumpridas para a correta destinação dos resíduos e penalidades para as empresas que realizarem o descarte inadequado dos mesmos. Além de desvalorizar e até mesmo inviabilizar seu negócio, a gestão inadequada de resíduos é crime ambiental e pode acarretar em altas multas e até prisão do responsável.

A Desentupidora Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre é uma das maiores e mais conceituadas empresas no setor de auto fossa e gestão de resíduos no Rio Grande do Sul. Nossa equipe multidisciplinar conduz todas as etapas do processo, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final até a disposição ambientalmente adequada.

Contamos com profissionais altamente capacitados e profissionais de primeira linha, além de um atendimento diferenciado que trata o cliente de ética e transparente. A equipe da Desentupidora Porto Alegre está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. Ligue agora que mandaremos imediatamente uma equipe para realizar um orçamento gratuito.

Empresas de auto fossa terão veículos monitorados por GPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo