Você sabe a importância da impermeabilização de caixa d’água?

A impermeabilização de caixa d’água e reservatórios traz mais benefícios do que se pode imaginar. Além de garantir sossego e economia, o processo evita que a água escape pela estrutura, causam infiltrações e danos em outras áreas da construção, como lajes, pisos e paredes do edifício.

O procedimento de impermeabilização de caixa d’água ainda garante maior durabilidade da estrutura e segurança, já que evita que processos de deterioração interfiram na qualidade da água. A impermeabilização pode ter também o significado de prevenção e economia. Aplicado de forma correta, o impermeabilizante dificulta o surgimento de bolores e fungos que podem vir a prejudicar a saúde humana.

Problemas mais comuns

Problemas na impermeabilização de caixa d’água podem provocar infiltrações nas edificações. Os principais efeitos são a corrosão das armaduras (causada pela oxidação do aço das estruturas), eflorescências devido à lixiviação do concreto (manchas brancas do lado de fora) e carbonatação (reação do gás carbônico ao contato com os hidróxidos presentes no concreto e que favorece os processos de corrosão). Além de todo aspecto visual negativo, a resistência mecânica do concreto é afetada. Também é aberto caminho para gases nocivos às estruturas, e umidade em geral, que pode gerar a corrosão das armaduras.

Quando fazer

A impermeabilização de caixa d’água deve ser feita já na instalação do reservatório. Mas, com o tempo, principalmente em locais com impermeabilização inadequada e à base de produtos não definitivos, rachaduras podem surgir na estrutura desses reservatórios e causar vazamentos.
As soluções impermeabilizantes são definidas em função das condições da estrutura e do local onde estão instalados. Reservatórios elevados, por exemplo, devem ser impermeabilizados com sistemas flexíveis, devido às movimentações que tais estruturas sofrem seja em função de cargas ou oscilações térmicas.

Impermeabilização de caixa d’água
O procedimento de impermeabilização de caixa d’água deve ser feito por profissionais experientes, pois requer conhecimento técnico e materiais adequados. Fazer por conta própria inevitavelmente gerará um serviço não-confiável e que trará prejuízos no futuro. Lembre-se: uma boa impermeabilização garante a qualidade da água que será utilizada para o banho, preparo de alimentos e consumo em geral.

Para realizar a impermeabilização é necessário que seja feito um mapeamento, cálculo do tempo de esvaziamento necessário, a necessidade da retirada de impermeabilizações antigas, a troca das tubulações e, caso seja necessário, a troca de bicheiras e trincas de concreto. Depois será definido quais materiais usar, isso depende do tipo de reservatório de água, do tempo de uso e da sua localização.

Consulte nossa equipe

Se você procura uma empresa tradicional que ofereça serviço de limpeza e impermeabilização de caixa d’água, a Desentupidora Porto Alegre é a solução. Contamos com profissionais com alto conhecimento técnico e anos de experiência, que sabem atender todas as demandas do serviço. Além disso, dispomos dos equipamentos e materiais mais modernos, o que permite realizar as tarefas com rapidez e eficiência.

Atendemos todo o estado do Rio Grande do Sul de maneira imediata. Nossas centrais em Porto Alegre nos permitem solucionar problemas com o máximo de presteza na capital e toda a região metropolitana. Dispomos de atendimento 24 horas e o orçamento é gratuito.

Você sabe a importância da impermeabilização de caixa d’água?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo