Impermeabilização de caixa d’água evita rachaduras e infiltrações

A impermeabilização de caixa d’água é um serviço fundamental para resolver problemas de rachaduras e infiltrações. Essas situações podem causar inúmeros danos, tanto ao patrimônio como a saúde dos moradores. A água perdida nos reservatórios e caixas d’água muitas vezes percolam de maneira indesejada reduzindo a vida útil das estruturas de sustentação do próprio reservatório ou edificações vizinhas. Dessa forma, uma impermeabilização de caixa d’água é fundamental para a preservação do patrimônio e a segurança dos usuários.

Nem pense em fazer a impermeabilização de caixa d’água por conta própria. Trata-se de um serviço que requer conhecimento técnico tanto no processo de vistoria do local e posteriormente no processo de aplicação. Para realizar a impermeabilização é necessário que seja feito um mapeamento, que calculará o tempo de esvaziamento necessário, a necessidade da retirada de impermeabilizações antigas, a troca das tubulações e, caso seja necessário, a troca de bicheiras e trincas de concreto.

O procedimento empregado deve avaliar essa dinâmica para que, no futuro, os materiais sobrevivam a essas condições. Além disso, é preciso conhecimento específico na hora da escolha dos materiais. Estes são definidos em função das condições da estrutura e do local onde estão instalados – os reservatórios superiores estão sujeitos à incidência maior de sol, chuvas e ventos, enquanto os inferiores sofrem menos com a ação do clima. Caixas de alvenaria e concreto, por exemplo, são mais suscetíveis a variações de temperatura, o que pode resultar no aparecimento de fissuras e trincas. Por isso, o melhor é escolher uma empresa especializada para realizar o procedimento.

Entenda o processo

O ideal é realizar a impermeabilização de caixa d’água no momento de sua instalação. Mas ela também pode ser realizada depois de algum tempo de uso. Para isso, os reservatórios precisam ficar esvaziadas pelo tempo necessário à cura dos materiais utilizados na impermeabilização. A massa usada internamente é feita, em geral, de um composto de resinas e cimento, elementos que poderão desprender e se misturar à água caso não estejam curados. Esse processo pode levar cerca de cinco dias e é fundamental para que não haja comprometimento da potabilidade da água.

Cuidados com a limpeza

Não há uma periodicidade certa para a troca da impermeabilização de caixa d’água. Ela deve ser refeita quando houver vazamentos visíveis nos reservatórios superiores ou infiltrações nos inferiores. Uma nova impermeabilização ou reforço da existente deve ser feito no caso de troca de tubulações nos reservatórios. Em relação a limpeza de caixa d’água, alguns cuidados devem ser tomados para não danificar a impermeabilização. Fica vetado, por exemplo, o uso de solventes, ácidos ou outros compostos que venham a interagir com os materiais impermeabilizantes, bem como jatos d’água com pressão muito forte ou equipamentos que provocam abrasão.

Prefira a Desentupidora Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre realiza a impermeabilização de caixa d’água no tempo correto, respeitando a cura e garantido que a aplicação seja eficaz, sem deixar resíduos dos materiais aplicados dispersos na água do reservatório. Possuímos todas as licenças e laudos de operação, equipamentos modernos e eficientes, e profissionais capacitados. Assim, nossos clientes podem ter tranquilidade ao contratar nossos serviços. Contamos com atendimento 24 horas e orçamento gratuito. Ligue para nossa central de atendimento e agende uma visita.

Impermeabilização de caixa d’água evita rachaduras e infiltrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo