Conheça os diferentes tipos de hidrojateamento e suas aplicações

O hidrojateamento é apontado como uma das melhores opções para a limpeza e desobstrução de tubulações e superfícies. O jato de água consegue retirar camadas de sujeiras sem danificar as superfícies. Além disso, a mangueira do hidrojato pode ser introduzida em tubulações e alcançar lugares de difícil acesso. A técnica também oferece segurança tanto aos profissionais que o executa quanto ao meio ambiente, por não conter partículas químicas em sua composição, o que evita a emissão de poluentes e fumaça tóxica.

O hidrojateamento é realizado com caminhão ou estação fixa de trabalho equipado com reservatório de água, sendo alta pressão ou vazão, dependendo do tipo de obstrução, acompanhado de acessórios, EPIs e técnicos qualificados para execução dos serviços. Através deste equipamento a água é enviada para mangueiras de grande extensão permitindo a vazão de até 260 litros por minuto, podendo gerar até 2.500 kgf/cm2 (bar) de pressão. Possibilitando a desintegração dos materiais mais sólidos.

Múltiplas aplicações

Técnica polivalente, o hidrojateamento é aplicado para desobstruir e limpar redes e ramais de esgoto, além de caixas de gordura, caixas d’água, tubulações, tanques, redes de águas pluviais e esgotos, entre outros. Ele também é muito eficiente na remoção de contaminantes, sais solúveis, particularmente em substratos metálicos com corrosão severa, graxa e óleo, placas de corrosão e películas de tinta, mesmo fortemente aderidas.

Tipos de hidrojateamento

Baixa pressão – O hidrojateamento de baixa pressão é indicado para a limpeza de tubulações em PVC sem danificar os canos, desentupimento de áreas internas e externas, em dutos de concreto, limpeza de piso e azulejos, entre outros.
Média pressão – O hidrojateamento de média pressão se caracteriza por ser dez vezes mais forte que os compressores de água comuns. Isso possibilita a desobstrução de canos de concreto, limpando com precisão as paredes das tubulações de esgoto fluvial, lavagem de concreto e fachadas de prédios e indústrias.
Alta pressão – Com uma força que possibilita o corte de estruturas de concreto, o hidrojateamento de alta pressão é indicado para a limpeza de caldeiras, trocadores de calor entre outros. Esta opção facilita o processo de limpeza em áreas inalcançáveis.

Principais vantagens do hidrojateamento

Não danifica as tubulações e não produz riscos na superfície dos tubos;
A perfeita limpeza resulta numa melhor troca térmica e serviços de limpeza mais espaçados;
Não coloca em risco seu patrimônio;
Contribui para a preservação do meio ambiente e saúde ocupacional;

Aplicações do hidrojateamento

O sistema de hidrojateamento pode ser aplicado nos seguintes segmentos:
Indústrias de celulose e papel – Limpeza de evaporadores, caldeiras, digestores, tubulações e tanques decantadores;
Indústrias metalúrgicas – Limpeza de trocadores de calor, espinas, filtros eletrostáticos, desgaseificadores, pontes rolantes, sistema de linha suspensa de produtos, autoclaves, etc;
Indústrias químicas e têxteis – Limpeza de torres de resfriamento, equalizadores, tanques de tratamento de efluentes, estações de tratamento de esgotos, galerias de águas pluviais e esgotos industriais;
Indústrias de mineração e vidrarias – Limpeza de decantadores, tubulações de escoamento de produtos, rede sanitária industrial e tanques de tratamento de água (ETA);
Indústrias petroquímicas – Limpeza de condensadores, reatores, resfriadores, torres de água gelada, colunas de destilação, bandejas de espumas e dutos de saída;
Siderúrgicas – Limpeza de trocadores, autoclaves, moldes de lingote, sistema de refrigeração de alto forno, limpeza geral de apoio à manutenção, canais, galerias, tubulações, sistema de despoeiramento de aciarias, maquinas;
Cimento – Limpeza e corte, remoção dos anéis dos fornos giratórios e remoção de colagens dos pré-aquecedores;
Serviços públicos – Limpeza e desobstrução de adutoras, galerias, bocas de lobo, emissários de esgotos;
Outras – Construtoras, condomínios e residências para serviços emergenciais de desentupimento de rede de esgotos e limpeza de fossas.

Consulte a Desentupidora Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre é uma das principais empresas do Rio Grande do Sul em serviços de hidrojateamento. Contamos com profissionais altamente capacitados e os melhores equipamentos que a tecnologia pode oferecer. Temos parcerias com grandes empresas, para atendimento dedicado, mas não deixamos de atender condomínios, pequenos comércios e residências. Se você precisar de serviço com máquina de hidrojateamento, entre em contato com nossa central de atendimento. O orçamento é gratuito.

Conheça os diferentes tipos de hidrojateamento e suas aplicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo