Importância de estar sempre em dia com a limpeza de fossa

As fossas sépticas são um sistema de tratamento de esgoto utilizado por cerca de 12% da população brasileira. Trata-se de um tanque subterrâneo que recebe resíduos em alta quantidade de uma ou mais residências. As fossas são câmaras construídas para esse fim, e trabalham durante um determinado período de tempo transformando os compostos em substâncias mais simples e estáveis. Porém, assim como todo sistema de tratamento, acabam restando resíduos após um período de funcionamento, sendo necessário a realização da limpeza de fossa.

O procedimento para limpeza de fossa deve ser feito da maneira mais cuidadosa possível, senão restarão resíduos que irão atrapalhar o seu funcionamento. O esgotamento do tanque séptico no momento adequado é de suma importância para a saúde pública, bem como ao meio ambiente, uma vez que é na fossa que se concentram dejetos que com o tempo vão se acumulando e gerando bactérias e um aglomerado de lixo, nocivos à nossa saúde e bem-estar.

O momento certo

Uma dica para saber se é ou não o momento ideal para realizar a limpeza de fossa é prestar atenção no cheiro do ralo e vaso sanitário. Infiltração na caixa de gordura ou tampa da fossa, borbulhamento elevado toda vez que acionar a descarga, resíduos e lodos acumulados são sintomas precisos de que o momento de limpeza da fossa é agora.

Como é feita a limpeza de fossa

Por se tratar de resíduos tóxicos, o ideal é que a limpeza de fossa seja feita por um profissional capacitado e licenciado pelos órgãos ambientais. Escolha um dia e um período em que ela não vá receber resíduos. De preferência, use luvas durante todo o processo. A limpeza de fossa é feita basicamente da seguinte maneira:

– Abertura da tampa. A fossa deve respirar por alguns minutos (não acenda nenhum tipo de fósforo ou isqueiro nessa etapa, pois os gases ali confinados podem ser inflamáveis).

– Antigamente, a limpeza de fossa era feita de maneira manual. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as empresas desentupidoras de fossa contam com bombas que fazem a sucção dos resíduos e mandam direto para um tanque onde ele fica isolado até ser destinado a um aterro ou outro local que os órgãos públicos recomendem.

– NUNCA deve ser retirado todo o resíduo da fossa, pois isso dificulta a reiniciação do processo de trabalho da fossa. A recomendação é deixar aproximadamente 10% da quantidade original de resíduos.

Chame a Desentupidora Porto Alegre

Ao buscar uma desentupidora para realizar a limpeza de fossa, lembre-se de que você está pagando muito mais do que o simples serviço, também está pagando para ter um serviço de qualidade e com segurança. A Desentupidora Porto Alegre é referência em limpeza de fossa. Ela conta com profissionais altamente capacitados e profissionais de primeira linha, além de um atendimento diferenciado que trata o cliente de ética e transparente.
A equipe da Desentupidora Porto Alegre está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. Ligue agora que mandaremos imediatamente uma equipe para realizar um orçamento gratuito.

Importância de estar sempre em dia com a limpeza de fossa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo