Emergência ambiental: os riscos do vazamento de argila em Minas Gerais

Cerca de 25 toneladas de um composto de argila caíram em um córrego responsável pelo abastecimento de água da cidade de Poços de Caldas (MG). O resíduo atingiu a rede pluvial por meio de bueiros e, como medida de emergência ambiental, um estancamento do material está sendo feito para evitar que ele chegue até a Represa Saturnino de Brito e comprometa o abastecimento.

O composto que atingiu o córrego que abastece a represa é conhecido como “Barbotina”, uma mistura de argila, caulim e água. Segundo técnicos, a substância é inerte e não é quimicamente reativo. Na prática, isso significa que o composto é poluente, mas não há risco de contaminação. A preocupação das autoridades locais é com a já detectada alteração no PH, da turbidez e da cor da água. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o material teria vindo do tanque de uma unidade da empresa Lorenzetti, localizada próximo à represa.

O que é emergência ambiental

Casos como esse demandam uma intervenção imediata de equipe especializada em emergência ambiental para evitar maiores danos. Uma resposta rápida a estes eventos indesejados pode ser um fator muito relevante para a redução dos impactos potenciais. Em qualquer cenário, a emergência ambiental pode colocar em risco as vidas humanas, o meio ambiente, a saúde pública, os bens vulneráveis e as atividades sociais e econômicas.

As emergências ambientais podem ser procedentes de acidentes com materiais que ofereçam risco de contaminação ao meio ambiente ou ameace a saúde pública. São considerados exemplos de acidentes que resultam em emergências ambientais vazamentos ou derramamentos de produtos químicos como o ocorrido em Poços de Caldas, tombamento ou colisões dos veículos de transporte de produtos da classe perigosa, explosões diversas, rompimento de invólucros e barragens industriais de mineração ou de abastecimento.

Resposta imediata

A Desentupidora Porto Alegre trabalha constantemente para atender qualquer tipo de emergência ambiental com qualidade diferenciada, tecnicamente eficazes, logisticamente ágeis e economicamente viáveis.

Para isso, conta com uma equipe disciplinar composta por profissionais dos setores de segurança, da saúde e do meio ambiente, da manutenção, do desenvolvimento e aplicação de projetos, de administração, além de uma equipe que estuda e determina a qualidade ambiental.

Quer saber mais sobre o serviço de emergência ambiental oferecido pela Desentupidora Porto Alegre? Ligue para nossa central de atendimento que teremos prazer em lhe mostrar nosso trabalho!

Emergência ambiental: os riscos do vazamento de argila em Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo