Dez passos para uma limpeza de caixa d’água segura e eficiente

A limpeza de caixa d’água periódica é de extrema importância para a sua saúde das pessoas. A falta de higiene gera um acúmulo de fragmentos minerais, argilas, areias e matéria orgânica, que comprometem a qualidade da água, tornando-a imprópria para consumo. O ideal é que a limpeza de caixa d’água seja feita de seis em seis meses, tanto nas caixas quanto em reservatórios de água. 

O mais aconselhável é chamar uma empresa especializada para realizar a limpeza de caixa d´água. Isso porque, além de não poder utilizar produtos químicos, são necessárias ferramentas adequadas para realizar a higienização e impermeabilização, e que muitas vezes, não é fácil para quem não tem experiência. Somente profissionais treinados têm a capacidade de manuseio.

Como fazer a limpeza de caixa d’água

Para quem prefere se arriscar e realizar por conta própria, listamos dez passos para a realização da limpeza de caixa d’água. Confira abaixo: 

1 – Feche o registro de entrada da caixa d’água;
2 – Esvazie o reservatório, deixando apenas um pouco do líquido para usar na limpeza. 
3 – Separe alguns panos e água sanitária. Coloque luvas e sapatos de borracha para evitar o contato com a sujeira; 
4 – Feche o expurgo do reservatório e as torneiras e com uma rolha, tampe a saída da água. 
5 – Esfregue as paredes e o fundo do reservatório com panos de limpeza. Não use nenhum tipo de produto nesse processo, como detergente ou sabão em pó. Apenas retire a sujeira esfregando o pano na estrutura da caixa. Jamais use objetos afiados; 
6 – Após a limpeza completa, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher; 
7 – Adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Deixe a água sanitária agir por duas horas; 
8 – Passada as duas horas, esvazie novamente o reservatório; 
9 – Lave a tampa e feche totalmente a caixa, anotando a data em que a limpeza foi realizada;
10 – Abra novamente o registro de entrada de água.

Opção mais segura

A opção mais segura para a limpeza de caixa d’água é contratar uma empresa especializada, que possua licenças e laudos que vão garantir a desinfecção e potabilidade da água. Além de revisar toda a estrutura da caixa, procurando vazamentos e rachaduras. É o caso da Desentupidora Porto Alegre, que conta com profissionais competentes, treinados e equipados para realizar a impermeabilização e limpeza de reservatórios de água. Entre em contato com nosso plantão de atendimento e solicite orçamento gratuito.

Dez passos para uma limpeza de caixa d’água segura e eficiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo