Resposta rápida a emergência ambiental reduz impactos e danos

Planejamento é uma das palavras-chaves mais usadas no âmbito empresarial. E isso se torna ainda mais importante nos setores que precisam lidar com material de risco, onde medidas mitigadoras devem ser tomadas a fim de minimizar ou eliminar eventos adversos que se apresentam com potencial para causar impactos ambientais adversos ao meio natural. Neste segmento, uma resposta rápida a uma emergência ambiental pode ser um fator muito relevante para a redução dos impactos potenciais.

A emergência ambiental decorre de um acidente ou a iminência de ocorrência de acidente com danos ambientais oriundas de atividades industriais, minerárias, de transporte de produtos e resíduos perigosos e infraestrutura envolvendo produtos químicos perigosos. Os danos causados por derramamento de óleo e materiais químicos, por exemplo, podem causar imensos prejuízos ao meio ambiente, impactando na qualidade vida de milhares de pessoas. O derrame de um litro de óleo pode contaminar 15 mil litros de água. O óleo pode matar peixes, aves e plantas, e a exposição das toxinas de materiais químicos no solo podem destruir fontes de alimento e água.

Análise de riscos
O termo acidente ambiental traz a ideia de um acontecimento imprevisível, porém, sabemos que a maioria deles não representa eventos totalmente imprevisíveis. Detectar antecipadamente situações de quase‐acidente e lidar com estas de forma correta melhora o desempenho da empresa, uma vez que acidentes e situações de emergência devem ser enfrentados imediatamente. Nesse sentido, as análises de riscos devem contar com um plano de emergência ambiental, o qual deve estabelecer as diretrizes necessárias para atuação em situações críticas, com o objetivo de minimizar e controlar as consequências de um acidente.

Coleta de amostras
As emergências ambientais podem resultar de acidentes como vazamentos ou derramamentos de produtos químicos ou considerados como parte da classe dos produtos perigosos, tombamento ou colisões dos veículos de transporte desses produtos, explosões diversas, rompimento de invólucros e barragens industriais de mineração ou de abastecimento. Em tais situações, é necessária à coleta de amostras para a avaliação do dano ambiental, possibilitando o desenvolvimento de ações para a recuperação ambiental.

Procedimento
Os resíduos de Classe I (perigosos) são os que mais impactam negativamente o meio ambiente e, portanto, o processo de limpeza, drenagem e destinação final desses resíduos deve ser feito com o maior cuidado possível, desde o manuseio até o descarte. Feita a análise e determinada a periculosidade do material, é iniciado o processo de limpeza e drenagem. Este procedimento segue uma série de etapas, entre elas a contenção do efluente através de barreiras e a sucção das substâncias através de caminhão auto vácuo. Por último, os resíduos químicos são encaminhados a seus respectivos destinos finais, a fim de evitar contaminação.

Emergência Ambiental Desentupidora Porto Alegre


Para garantir uma marca com credibilidade e confiança, nada melhor do que contar com os serviços da Desentupidora Porto Alegre, empresa que conta com equipe multidisciplinar altamente especializada no atendimento de Emergência Ambiental, além de equipamentos e veículos necessários para contenção e remoção de resíduos sólidos e líquidos. Nossa equipe está sempre de prontidão para atender a emergências ambientais em qualquer cidade do Rio Grande do Sul. Também dispomos de serviço de transporte e sucção de resíduos. Ligue agora mesmo e converse com nossos técnicos.

Resposta rápida a emergência ambiental reduz impactos e danos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo