Gestão de resíduos
25 de julho de 2017
Limpa Fossa
25 de julho de 2017
Exibir tudo

Hidrojateamento

O uso do hidrojateamento na limpeza e na desobstrução.

Você sabe como funciona o processo de hidrojateamento? Hoje vamos explicar como funciona e quais as suas principais aplicações. Acompanhe conosco.

O que é hidrojateamento

O hidrojateamento pode ser caracterizado por um processo em que um jato de água pressurizado é utilizado para desempenhar uma limpeza profunda e/ou desobstrução de uma superfície.

O jato pode estar nas formas de lâmina ou neblina e a pressão da água pode ser caracterizada de três maneiras:

– Jato de água de baixa pressão ou de até 5 mil psi. – Jato de água de alta pressão ou entre 5 a 10 mil psi. – Jato de água de ultra pressão ou acima de 10 mil psi.

A alta pressão com a qual a água sai pelo jato permite a limpeza e o desentupimento de tubos ou canos de até 8”. Geralmente, o jato tem a capacidade de 260 litros de água por minuto e é usado para a desobstrução industrial, comercial e de residências.

Processo de limpeza ou a desobstrução das superfícies

O jato de água de alta pressão apresenta alta velocidade que pode gerar uma pressão de até mil kgf/cm².

Essa pressão é ideal para que ocorra a destruição de dejetos e/ou objetos que estão causando a paralisação do fluxo ou mantendo o local impróprio por causa da sujeira pesada. O jato remove detritos, dejetos, gordura, agentes contaminadores, revestimentos, entre outros.

Dessa maneira, a limpeza por meio do hidrojateamento permite que o fluxo da superfície ou dentro de uma tubulação, por exemplo, volte a circular normalmente.

O hidrojateamento não causa danos nas estruturas dessas tubulações, o que confere à técnica um de seus principais benefícios.

Tipos de hidrojateamento

Há vários tipos de hidrojateamento. São eles:

Jato de alta pressão.
Corte com água a alta pressão: uso do jato de alta pressão combinado com outros líquidos ou sólidos para cortar as superfícies.
Bico ou Bocal: é um acessório que possui uma ou mais aberturas para que o a descarga aconteça. O bocal restringe a área por onde a água passa, aumentando assim, a velocidade de sua passagem.
Lança: é um acessório rígido, tubular e de metal utilizado como uma extensão da mangueira até o bico.
Jateamento com lança: combina lança e bico que são inseridas e retiradas dos tubos ou canos.
Jateamento com mangueira: é a técnica em que uma mangueira é unida a um bico ou uma lança e um bico é introduzida e retirada de um tubo ou cano. Essa técnica é mais utilizada para a limpeza de bueiros ou canos/tubos de esgoto.
Jateamento com pistola: combina o uso da lança e do bico. Pode ser utilizada em todos os sentidos de operação.
Áreas em que o hidrojateamento pode ser aplicado e como ele é realizado

A técnica de limpeza ou desobstrução por meio do hidrojateamento é indicado principalmente nas áreas de redes de esgoto sanitário ou pluvial, áreas confinadas das indústrias químicas ou petroquímicas, siderúrgicas, caixas de gordura da indústria alimentícia, tubulações industriais em geral.

Outras áreas em que o hidrojateamento pode ser aplicado são: limpeza de inundações, a remoção de entulhos, limpeza de tanques, caldeiras, coletores, fachadas, etc.

Em linhas gerais, o hidrojateamento é feito com o uso de caminhões equipados com bombas de alta pressão que são as responsáveis por liberar o hidrojato que fará a limpeza ou a desobstrução do local.

Benefícios do uso do hidrojateamento nos processos de limpeza e/ou desobstrução de superfícies e tubulações

Os benefícios e vantagens da utilização da limpeza com a técnica de hidrojateamento são muitos. Veja abaixo:

Ao utilizar o hidrojateamento de alta pressão você garante que as estruturas das tubulações ou das outras superfícies em que a técnica será aplicada sejam danificadas ou completamente perdidas.
A técnica do hidrojateamento pode ser considerada como uma opção ecológica, porque não causa impactos negativos no meio ambiente.
O hidrojato não possui quaisquer tipos de agentes contaminadores, poluentes ou químicos.
A técnica também não possui quaisquer materiais que produzam faíscas ou que emitam gases ou fumaças tóxicas.
A tecnologia aplicada ao hidrojateamento

A tecnologia tem propiciado muitos recursos para que as técnicas de limpeza e desobstrução por meio do hidrojateamento se tornem cada vez mais eficazes e simples de serem realizadas.

Acessórios como bicos rotativos e veículos como caminhões compactos conjugados já podem ser encontrados nas principais empresas que realizam esses serviços para realizar uma limpeza completa e eficiente.

O Hidrojato é aplicado para desobstruir e limpar redes e ramais de esgoto, além de caixas de gordura, caixas d’água, tubulações, tanques, redes de águas pluviais e esgotos, entre outros. São realizados com equipamentos de média, alta e ultra pressão, sem danificar o banheiro. Ideal para área de saneamento básico, desobstrução de rede de esgoto.
Este serviço é realizado com caminhão ou estação fixa de trabalho equipado com reservatório de água, sendo alta pressão ou vazão, dependendo do tipo de obstrução, acompanhado de acessórios, EPIs e técnicos qualificados para execução dos serviços.

Comentários

comentarios