Desratização combina técnicas diferentes no combate a roedores
7 de agosto de 2017
Hidrojateamento de alta pressão retira detritos acumulados em bueiros
7 de agosto de 2017
Exibir tudo

Gestão de resíduos industriais é um dos grandes desafios das empresas

Uma visão sustentável, para além da elaboração conceitual, requer ações práticas que ajudem a reduzir o impacto da atividade humana sobre o planeta. A gestão de resíduos produzidos em uma indústria deve ser encarada como parte fundamental no processo produtivo de qualquer bem. Assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final, envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final, é um dos grandes desafios das empresas.

 Os resíduos gerados por diversos processos necessitam de um destino adequado de modo a evitar impactos ao meio ambiente, como poluição de corpos hídricos, contaminação de lençol freático e danos à saúde. A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis como Fepam, Ibama e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dentre outros órgãos oficiais, determina normas a serem cumpridas no processo de gestão de resíduos. Esse material deve ser separado de acordo com a ABNT NBR 10.004, sendo tratados e/ou destinados adequadamente de acordo com as suas características.

Destinação adequada

No Brasil, além de desvalorizar e até mesmo inviabilizar seu negócio, a gestão inadequada de resíduos é crime ambiental e pode acarretar em altas multas e até prisão do responsável. Atualmente, as melhores práticas na gestão de resíduos industriais são aquelas que se utilizam dos processos de reciclagem, reuso e reutilização, ou da destinação final adequada dos rejeitos. É essencial que as empresas que geram resíduos considerem essas práticas para dar o melhor encaminhamento aos insumos gerados e, assim, proteger a si mesmas, ao meio ambiente e à população como um todo.

Gestão de resíduos Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre dispõe de equipe multidisciplinar na condução de todas as etapas da gestão de resíduos, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final até a disposição ambientalmente adequada. O transporte externo é realizado por equipamentos apropriados a cada tipo de resíduo, levando-se em conta a segurança através de Legislação e Normas Técnicas aplicáveis, evitando a ocorrência de acidentes ambientais.

Comentários

comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *